Buscar

NOVAS POSSIBILIDADES EM BUSCA DE UMA PRESENÇA DIGITAL

por Diego Ferreira*

"Que palavr4 será?" é o primeiro filme produzido pelo GRUPOJOGO dentro da programação do Festival Oxigênio. Digamos que é um retorno ao universo beckettiniano proposto pelo inventivo GRUPOJOGO. Se lá em 2010 assistimos ao excelente "PLAY-BECKETT: Enquanto espero, jogo" onde corpos sujeitos a espera, a degradação física, a falta de sentido lógico nas sucessões banais, a imprecisão histórica e espacial submetidos a crises paralelas do corpo e da máquina pensante da existência, incapazes de comunicar-se como o restante da humanidade. E agora neste projeto ousado de produzir um filme em meio a pandemia e usar Beckett enquanto gatilho disparador para criação da narrativa é simbólico e atual, pois as PALAVRAS disparadas pelos performes são assustadoramente atuais e condizentes com o nosso tempo. Que tempo é esse em que vivemos? Que palavra será essa? Quais caminhos e perspectivas temos para um futuro próximo?

Esse momento de isolamento social tem muito a ver com o universo beckettniano, percebemos a atualidade e a força dos textos em questão e isso espanta, especialmente quando nos deparamos com cenários como esse em que nos encontramos agora: medo, aprisionamento, tensões,fim do mundo, isolamento. E sabemos que tem muito mais coisas a acontecer. Ainda não sabemos quando a pandemia vai acabar e com isso o retorno aos teatros e consequentemente a volta da arte da presença. Mas impossível assistir ao filme e dizer que ali não há presença. Existe presença e potencialidades.


Leia o Texto completo no site: http://olharesdacena.blogspot.com/2021/04/que-palavr4-sera.html?m=1


* Diego Ferreira é diretor graduado em Teatro/UERGS. Diretor do Grupo Válvula de Escape e crítico do Blog Olhares da Cena.

11 visualizações0 comentário

Oxigênio Festival exibirá trabalhos produzidos pelo coletivo durante a pandemia



O GRUPOJOGO realiza, de 8 a 11 de abril, o Oxigênio Festival. Em formato online, a mostra reúne trabalhos artísticos que o coletivo desenvolveu durante a pandemia. As exibições ocorrerão nas redes sociais do grupo (instagram e youtube). A programação é totalmente gratuita.


Atento à necessidade de se reinventar frente a impossibilidade do encontro, o GRUPOJOGO investiu, durante mais de um ano de isolamento social, em pesquisar possibilidades de diálogo entre o teatro e o audiovisual. A partir da utilização das redes sociais como plataforma de criação, os trabalhos artísticos apresentados serão espetáculos que o grupo havia montado para o palco, mas foram reinventados para as redes, filmes, fragmentos de peças, entre outros.

Desenvolver esses trabalhos exigiu muita pesquisa e o entendimento de que não havia outra possibilidade de seguir trabalhando senão abraçar as redes sociais, entendê-las e jogar com elas. Desde o início da pandemia nos debruçamos em ferramentas tecnológicas para que pudéssemos compreender essas novas plataformas e criar a partir disso”, explica o diretor Alexandre Dill.


(Foto © Adriana Marchiori)


As exibições ocorrerão no Instagram ou Youtube do GRUPOJOGO, exceto o espetáculo digital Deus é um DJ _ Live, que será exibido no instagram do Instituto Goethe Porto Alegre. O festival tem o apoio do Goethe-Institut Porto Alegre, Usina das Artes, HD Vídeo Produtora e El Dramaturgista Agência de Dramaturgia.


Serviço

O que: Oxigênio Festival de artes da cena e digitais

Quando: de 8 a 11 de abril (confira os horários na programação)

Onde: Instagram e Youtube do GRUPOJOGO

Quanto: gratuito

Mais informações: www.grupojogo.com.br


Programação

QUINTA-FEIRA (08/04)


Experimento nº 1: Caráter de experimentAção Onde está todo mundo? Criação de Thainá Gallo Horário: 10h Local: www.youtube.com/grupojogo


Cena Curta: TREMOR Horário: 12h Local: www.youtube.com/grupojogo


Shake_Spear's: Retratos de Arte Digital Horário: 20h Local: www.instagram.com/grupojogo


SEXTA-FEIRA (09/04)

Experimento nº 2: Caráter de experimentAção Será que a gente passou o ano inteiro num sofá ruim? Criação de Manu Menezes Horário: 10h Local: www.youtube.com/grupojogo


Cena Curta: AS TREVAS RIDÍCULAS Horário: 12h Local: www.youtube.com/grupojogo


Fauno On-line Horário: 20h Local: www.instagram.com/grupojogo


SÁBADO (10/04)]


Experimento nº 3: Caráter de experimentAção Proximidade não é envolvimento. Criação de Thainá Gallo, Alexandre Dill e Manu Menezes Horário: 10h Local: www.youtube.com/grupojogo


Cena Curta: A NOITE ÁRABE Horário: 12h Local: www.youtube.com/grupojogo


DEUS É UM DJ_Live Horário: 20 horas Local: www.instagram.com/goetheinstitut_portoalegre



(Foto © Gabriel Pontes)


DOMINGO (11/04)


Cena Curta: PARA ACABAR COM O JULGAMENTO DE DEUS Horário: 12h Local: www.youtube.com/grupojogo


QUE PALAVR4 SERÁ? Horário: 20h Local: www.youtube.com/grupojogo


TRILHA SONORA QUE PALAVR4 SERÁ? Horário: 21h Local: www.youtube.com/grupojogo


(Foto © Henrique Strieder)


Apoio:

Goethe-Institut Porto Alegre

Usina das Artes

HD Vídeo Produtora


Realização:

GRUPOJOGO de Experimentação Cênica













3 visualizações0 comentário

Atualizado: 5 de Out de 2020

Inscrições abertas para a Oficina LINGUAGEM AUDIOVISUAL P/ INICIANTES



A primeira edição terminou hoje e já estamos preparados para receber a segunda turma da oficina ministrada pelo diretor Gabriel Pontes. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui: CLIQUE AQUI ou no site do GRUPOJOGO A Oficina ministrada por Gabriel Pontes inicia no sábado (17 de outubro) das 10:00 às 12:00 no servidor GRUPOJOGO na WEB, as inscrições estarão abertas até sexta-feira às 23:59, no site do GRUPOJOGO.


Oficina LINGUAGEM AUDIOVISUAL P/ INICIANTES

Através da história do cinema e da montagem audiovisual, a oficina Linguagem Audiovisual P/ Iniciantes vai ajudar você a entender as ferramentas de comunicação audiovisual para desenvolver seu projeto através do vídeo.

QUANDO: dias 17 e 18, 24 e 25 de outubro_ (sábado e domingo)

HORÁRIO: das 10:00 às 12:00

INVESTIMENTO:  2x de R$ 130,00 ou R$ 250,00 à vista

SOBRE A ORIENTADOR/PROFESSOR:​

Gabriel Pontes é pós-graduado em Pós-produção audiovisual pela  Humber College em Toronto(Canadá) e desenvolve junto ao grupo a digitalização dos trabalhos e espetáculos, também é um dos diretores dos espetáculos Deus é um Dj_live e Fauno_On-line.  


Mais Informações? E-mail: grupojogo@gmail.com ou pelo Whatsapp (51) 984728911


13 visualizações0 comentário