top of page

Novos artistas na cena teatral

Projeto pedagógico do GRUPOJOGO apresenta espetáculo de conclusão

BRAZIL CAMPEÃO DO MUNDO é o espetáculo de conclusão da Oficina de Criação e Montagem do GRUPOJOGO.

O GRUPOJOGO possui um núcleo pedagógico de artistas docentes que promovem oficinas de teatro a partir de suas pesquisas/investigações, com o objetivo de fomentar novos artistas na teatral porto-alegrense compartilhando metodologias e técnicas teatrais presentes no fazer artístico do Grupo.


Ao longo de sua trajetória o Grupo já realizou mais de setenta oficinas, e chega a marca de 10 espetáculos de conclusão da Oficina de Criação e Montagem, que ocorre uma vez por ano.



Durante a pandemia, o projeto pedagógico se adaptou e criou 2 espetáculos digitais, SKAKESPEARE’S Retratos de Arte Digital #AInvençãodoHumano e QUE PALAVR4 SERÁ.


Ao longo dos últimos 7 meses os estudantes da oficina puderam exercitar seu potencial criativo, expressivo e comunicativo, desenvolver o fazer teatral para compor uma obra estética comprometida com o aprimoramento do artista. A preparação do ator, a construção da personagem, a preparação vocal, a construção dramática/estética e a montagem do espetáculo foram desenvolvidas durante o curso.

Neste período os alunos mantiveram contato com técnicas e princípios da criação e preparação cênica, com processo de montagem e encenação de um espetáculo com produção profissional, noções de pesquisa histórica e estética, produção, criação de figurino, cenografia e produção.

A dramaturgia tem como disparador criativo o texto de Dias Gomes, Campeões do mundo, porém a encenação está repleta de textos construídos em sala de ensaio.


Cenas curtas entrecortadas por uma narrativa que mostra nossa política de uma maneira que pode assustar.


Um espetáculo que mescla fatos reais e acontecimentos históricos, retratados de maneira metafórica para refletir sobre o país em que vivemos.


O espetáculo pode ser conferido nos dias 27 e 28 de fevereiro sempre às 20 horas no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75). os ingressos podem ser adquiridos no Sympla https://www.sympla.com.br/brazil-campeao-do-mundo__1859865 ou na bilheteria do teatro.


DATA: 27 e 28 de fevereiro de 2023 LOCAL: Teatro CHC Santa Casa HORÁRIO: 20 horas INGRESSOS: Inteiro: $40,00 (até 16 de fevereiro) Meia-entrada: $20,00 (até 16 de fevereiro)


Inteiro: $50,00 (até a data da estreia) Meia-entrada: $25,00 (até a data da estreia)


Os ingressos antecipados estão à venda no site: https://www.sympla.com.br/brazil-campeao-do-mundo__1859865


Na bilheteria os ingressos custam:

R$ 60 inteira

R$ 30 meia-entrada

CLASSIFICAÇÃO: 18 anos Sinopse:

O espetáculo BRAZIL CAMPEÃO DO MUNDO é uma obra ficcional que faz alusão à realidade político-social brasileira, trazendo a tona práticas opressoras e antidemocráticas presentes hoje no Brasil. A utilização da obra Campeões do Mundo, de Dias Gomes como dispositivo de criação resultou num trabalho totalmente autoral.


Através das percepções dos intérpretes, é apresentado um universo que mescla elementos narrativos, oníricos e performáticos, em que são realizadas provocações reflexivas sobre o que está acontecendo na sociedade e no mundo político contemporâneo.


Problemas urgentes a serem discutidos como machismo, tortura, operações psicológicas que se aproveitam da vulnerabilidade de uma sociedade adoecida, estão entre reflexões abordadas no espetáculo de conclusão da oficina de criação e montagem do Grupojogo.

Ficha técnica:

Direção e cenografia: Alexandre Dill

Orientação: Gustavo Susin, Guilherme Conrad e Lucca Simas

Dramaturgia: GRUPOJOGO

Intérpretes: Edu Borges, Yasmin Souza, Gabriela Sardi, Giovanna Araujo, Guilherme Carniell, Leonardo Valle e Matheus Abreu.

Desenho e operação de luz: Lucca Simas

Cenotécnico: Henrique Strieder

Arte gráfica: Matheus Abreu

Produção: GRUPOJOGO


60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page