top of page

Oficina de Teatro Físico com Natália Karam e Leonardo Villa

Depois de quase dois anos sem receber alunes, alunas e alunos, o GRUPOJOGO abre as portas da "Sala 309" para a Oficina DRAMA NO CORPO ministrada pelos artistas Natália Karam (Porto Alegre) e Leonardo Villa (Guadalajara).

Estão abertas as inscrições para a Oficina presencial DRAMA NO CORPO que acontecerá na sala do GRUPOJOGO, localizada no Projeto Usina das Artes (Rua Santa Terezinha, 711. Porto Alegre)


Sem receber público para apresentações ou oficinas desde março de 2020 o GRUPOJOGO convidou dois artistas para em colaboração ministrar o primeiro curso presencial depois de quase dois anos de atividades interrompidas pela pandemia de Covid-19.


Os artistas Leonardo Villa (Guadalajara, México) e Natália Karam (Porto Alegre, Brasil) irão ministrar um curo voltado para as artes do corpo.

A principal característica desta oficina é compartilhar uma forma de construir teatralidade sem depender de um texto dramático já existente, usando a expressividade que passa pelo corpo como o principal condutor para construir a ficção dramática e um texto performático.

O performer de teatro físico é o ponto de partida e criador da ficção dramática. O workshop propõe uma abordagem específica ao treinamento, focado na busca de um performer consciente de seu corpo, capaz de gerar, organizar e compor sinais comunicantes em forma de gesto e movimento, e assim gerar significado e conteúdo aos olhos do espectador. A autonomia artística e a consciência psicofísica podem ser usadas em qualquer estilo de atuação em palco, o que eleva a qualidade geral da performance do praticante.


SERVIÇO:

O QUE: Drama do Corpo: elementos para criação de um teatro físico

QUANDO: de 08/12/2021 a 12/12/2021

Quarta, quinta e sexta: das 18:30 às 21:30

Sábado e domingo: das 15:00 às 19:00

ONDE: Rua Santa Terezinha, 711. Bairro Farroupilha

INVESTIMENTO: 230 reais à vista ou 250 reais em 2x

DURAÇÃO DO CURSO: 17 horas/aula

MINISTRANTES: Natália Karam e Leonardo Villa

* O curso oferece 2 bolsas de estudo para pessoas trans, negres e indigenas.


Para saber mais CLIQUE AQUI


SOBRE OS ARTISTAS

Natália Karam

Porto Alegre, 1992.

Graduada em Produção Audio Visual pela PUCRS e em Teatro Físico, com excelência, pela Accademia Teatro Dimitri (SUPSI) em Suíça, graças a bolsa de estudo Pierino Ambrosoli. Em 2013 participou do Grupo Experimental de Dança de POA. Pertenceu a companhia de teatro de dança TERPSI dirigida por Carlota Albuquerque. Em Nova York estudou teatro realista na H&B Studios e dança moderna no Martha Graham Institute. Em 2019 ganhou bolsa para participar do Actor’s Atelier, um programa de pós graduação do Instituto Grotowski em Polônia e França. Foi convidada para trabalhar com pesquisa na área de BodyConstitution desenvolvida dentro do Instituto Grotowski em Breslávia, Polônia. Também em 2019 co-fundou a Cia. Il Branco que fez tour em França, Italia e Suíça com o espetáculo de criação coletiva Nothing is Lost dirigido por Serge Nicolai e Olivia Corsini. Em 2020 foi preparadora de elenco do espetáculo de formação da Universidad Nacional Autônoma de México, UNAM, CUT. Em 2020 Co-fundou com Leonardo Villa a Cia. Pássaro de Presságio especializada nas práticas, estéticas e poéticas do teatro físico, atuando no campo de pesquisa, educação e criação. Em 2020 a cia. ganhou o prêmio de melhor video dança no Festival Prêmio Interface de São Paulo no qual trabalhou como performer-criadora.


Leonardo Villa

Guadalajara, 1986.

Mestre em Teatro Físico com excelência pela Accademia Teatro Dimitri (SUPSI), Suíça. Graduado pela Escuela Nacional de Arte Teatral del INBA, México. Recebeu as seguintes subvenções: 2019 Pars Stiftung. Suíça 2018 Subvenção da Fundação Vontobel. Suíça. 2018 Neumann Stiftung. Suíça e 2017 Hirschmann Stiftung, Suíça.Participou de mais de 38 encenações como ator, atuando nos mais importantes teatros e festivais do México; assim como na Suíça, China, Sérvia, EUA e República Tcheca. Como diretor, ele trabalha tanto para o teatro, audiovisual, e o teatro de rua. Ele dirigiu diversas produções, entre elas ̈Coatlicue 2.0, la Diosa que vino del are", uma peça premiada internacionalmente, apresentada nos Estados Unidos, Argentina e Peru. Se especializou em atuação cômica, acrobacia e manipulação de objetos com Jesús Diaz e Anatoli Lokachtchouk; e em Antropologia Teatral e Teatro de Rua com Bruno Bert. Com Natália Karam Co-fundou a cia. Pássaro de Presságio, uma companhia especializada na prática, estética e poética do teatro físico. Dirigiu Bird of Omen, uma premiada videodança que está atualmente em circuitos de festivais.


Mais informações:



ou pelos telefones:

51 992150797

51 984728911



67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page