• GRUPOJOGO

Espetáculo FAUNO é reinventado e será exibido no Instagram

Live teatral ocorre dia 2 de julho, às 20h, no Instagram da Aliança Francesa Porto Alegre


Depois do experimento realizado com o espetáculo Deus é um DJ, o GRUPOJOGO de Experimentação Cênica realiza mais um live teatral, dessa vez com a peça Fauno. A transmissão, que ocorre nesta quinta-feira (2/7), às 20h, será realizada em parceria com a Aliança Francesa Porto Alegre, que vai veicular a montagem em seu canal no Instagram, @afpoa.


Montado em 2012 para ser apresentado nos palcos, Fauno é um híbrido entre teatro e dança. A peça é uma homenagem à centenária coreografia de Vaslav Nijinsky, L’Après Midi d’un Faune, criada em 1912, em Paris, e que revolucionou o balé francês.


O resgate e reinvenção do espetáculo para as redes sociais partiu da pesquisa do GRUPOJOGO iniciada durante a quarentena, com o objetivo de unir o teatro e a performance a diferentes tecnologias. O primeiro experimento do grupo nessa linguagem foi realizado com a exibição on-line da peça Deus é um DJ, no dia 13 de junho, e movimentou mais de 600 pessoas no Instagram.


“Adaptar nossa produção cênica para as plataformas de streaming tem sido nossa principal exploração artística durante esse período”, comenta o diretor Alexandre Dill.


A exibição da live-espetáculo, que tem 15 minutos de duração, será gratuita. O GRUPOJOGO, no entanto, criou um “Chapéu On-line”, no qual os espectadores poderão fazer contribuições espontâneas.

Sinopse

Fauno é o espetáculo que rememora a marcante coreografia de Nijinsky. A linguagem da dança e do teatro proposta pelo grupo se aprimora e abre portas para a inclusão do cinema e das artes visuais em seu hibridismo cênico, criando o universo de sonho e desejo de um fauno, figura clássica da mitologia. Fauno; estreou em 2012 em Porto Alegre, sendo indicado a 8 categorias do Prêmio Açorianos de Dança, incluindo Melhor Espetáculo, Coreografia, Bailarino, Iluminação, Figurino e Produção, e foi premiado nas categorias Melhor Direção e Cenografia do Ano.


Serviço

O que: Espetáculo “Fauno” on-line

Quando: 2 de julho, às 20h

Onde: Instagram @afpoa

Quanto: gratuito

Link chapéu on-line: grupojogo.com.br

Duração: 15 minutos


Ficha Técnica

Direção: Alexandre Dill

Montagem e edição de vídeo: Gabriel Pontes

Intérprete: Igor Pretto

Coreografia: Alexandre Dill e Igor Pretto

Cenário: Bruno Salvaterra

Direção de fotografia e vídeo: Gabriel Faccini e Pedro Henrique Risse

Figurino: Fabrizio Rodrigues

Desenho de luz: Fabrício Simões

Edição de Trilha sonora: Bibiana Petek

Produção executiva e Assessoria de Imprensa: Louise Pierosan

Realização: GRUPOJOGO

Apoio: Aliança Francesa Porto Alegre


Texto: Louise Pierosan / lpierosan@gmail.com

Foto: Júlio Appel

20 visualizações