top of page

Começa amanhã a oficina de canto e voz com Pedro Longes

Ainda dá tempo de se inscrever para a Oficina ministrada pelo cantor e compositor Pedro Longes.

Fundamentos do canto e da voz na prática: Técnicas e atividades para melhorar sua expressão vocal


Atividade presencial, em grupo, será realizada em Porto Alegre, no espaço GRUPOJOGO

Conhecer as propriedades do som e como elas se refletem na voz e no canto, como forma de desenvolver a expressão vocal dos participantes. É com esta proposta que o cantor e compositor Pedro Longes conduzirá a oficina em grupo “Fundamentos do canto e da voz na prática - Técnicas e atividades para melhorar sua expressão vocal”, nas quartas e quintas, dias 7, 8 14 e 15 de fevereiro, das 19h às 20:30 no Espaço GRUPOJOGO, em Porto Alegre. A atividade é destinada a todos os adultos interessados por canto, teatro e expressão vocal. A oficina acontece para um primeiro grupo, de até 12 pessoas e as inscrições podem ser realizadas em www.grupojogo.com.br, com valor de R$ 275,00. A atividade conta com uma bolsa afirmativa, destinada a pessoas pretas, indígenas ou LGBTQIA+, e pode ser acessada através do site www.grupojogo.com.br Explorando a diversidade vocal que se encontra naturalmente em um grupo de alunos, técnicas tradicionais e contemporâneas, bem como atividades lúdicas e de improvisação, Pedro, que recentemente aprofundou seus estudos em canto popular no Instituto ProJazz Chile, em Santiago do Chile, apresenta importantes conceitos como altura, registros, coloração vocal, brilho, intensidade, entre outros, através de atividades práticas. Segundo o cantor e compositor, parte fundamental no aprendizado do canto e da voz é perceber melhor, ouvir com profundidade, conhecer as propriedades do som e explorar estes recursos de forma solta, leve e natural. Programa do curso:

Primeiro encontro - Fundamentos

  • Relaxamento e aquecimento;

  • Práticas com altura do som, registros, extensão e tessitura vocal;

  • Escolha de repertório individual / grupo;

  • Improvisação e canto em grupo.

Segundo encontro - Cores

  • Relaxamento e aquecimento;

  • Práticas com coloração vocal;

  • Improvisação e canto em grupo.

Terceiro encontro - Brilho e intensidade

  • Relaxamento e aquecimento;

  • Práticas com brilho e dinâmica

  • Improvisação e canto em grupo.

Quarto encontro - Interpretação

  • Relaxamento e aquecimento;

  • Práticas de interpretação;

  • Apresentações individuais ou em grupo.


Sobre Pedro Longes Pedro Longes é cantor e compositor de música popular brasileira, trazendo em suas canções amplas influências, como o MPB e outros gêneros brasileiros, as sonoridades cisplatinas e a música erudita. Tem quatro discos lançados: “Conexión” (2015), “Longes Canta Spinetta” (2018), “Canções de Amor e Solidão” (2021) e “Sinestesias” (2021). Atualmente, apresenta os shows dos álbuns recentes, tendo realizado, desde o início da carreira, apresentações no Brasil, Argentina e Chile, e participado de importantes palcos da região como Mistura Fina 2022, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro; Sarau do Solar 2021; Ecarta Musical 2021; 37a Feira do Livro de Canoas; Café Fon Fon, com Marcos Jobim; GRUPOJOGO, com Arthur de Faria; entre outros. Em 2021, foi indicado a duas categorias no Prêmio Açorianos de Música 2021, como melhor compositor e melhor álbum de MPB, pelo álbum “Canções de Amor e Solidão”, contendo seis composições inéditas, arranjadas pelo músico James Liberato. O show do álbum ganhou, em 2022, um registro audiovisual, ao vivo, financiado pelo programa Microcrédito Cultural de Canoas e disponível no Youtube.


Sobre o trabalho de Pedro Longes, assim comentou o jornalista Juarez Fonseca: “Descobri um músico de amplos recursos, tão bom no piano quanto no violão, cantautor convincente e habitado por belas melodias. Dono de um estilo bem próprio de interpretação sublinhado por ares introspectivos, e transitando por uma MPB pop com tonalidades latino-americanas, ele avança com segurança por um caminho sem comparações. Pedro Longes é Pedro Longes. Depois de conhecê-lo, o ouvinte logo saberá identificá-lo.” Além da carreira como cantor e compositor, Pedro Longes atua também como produtor, publicitário e professor, tendo realizado aulas de canto e composição para alunos de diversas nacionalidades. Em Santiago do Chile, estudou composição com o músico Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz. SERVIÇO: O quê? Oficina em grupo “Fundamentos do canto e da voz na prática - Técnicas e atividades para melhorar sua expressão vocal”, com Pedro Longes Onde? Espaço do GRUPOJOGO, em Porto Alegre (Rua Santa Cecília, 1538 - Santa Cecília - Porto Alegre) Quando? Dias 7, 8 , 14 e 15 de Fevereiro, das 19h às 20:30 (total de 6 horas) Quanto? R$ 275,00 à vista ou em até 12x , 4 encontros Público? Destinado a adultos, interessados por canto popular e prática em grupo, que busquem melhorar sua expressão vocal de maneira geral. Oficina para todos os níveis. Como? Inscrições no formulário abaixo. Vagas limitadas (primeiro grupo, de até 12 pessoas) Bolsa? A atividade conta com uma bolsa afirmativa, destinada a pessoas pretas, indígenas ou LGBTQIA+, e pode ser solicitada no final deste formulário. Contato e informações: grupojogo@gmail.com Whatsapp: 51 98978 9775

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page