To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

QUEM SOMOS

Fundado em 2007, o GRUPOJOGO completou 15 anos de atividades ininterruptas e de um trabalho continuado na cidade de Porto Alegre. Em 2010 o grupo passou a integrar o Projeto Usina das Artes, que permitiu ao GRUPOJOGO e seus artistas desenvolverem uma investigação cênica afeiçoada e orientada pela comunhão entre Dança, Teatro e Artes Visuais, considerados processos de criação inseparáveis em nossas produções.  


O GRUPOJOGO já encenou dez  espetáculos ao longo de sua trajetória – entre eles, Fenícias (2008) Play-Beckett (2009), Para Acabar com o Julgamento de Deus (2010), Fauno (2012), A Noite Árabe (2013), Amor Amor Amor (2014),Medeamaterial (2015),  As Trevas Ridículas (2017), Tremor (2018) e Deus é um DJ (2019) e Prédios Espelhados Matam Passarinhos (2022).


Nos últimos dois anos em que a pandemia de covid19 impossibilitou os artistas do encontro presencial o GRUPOJOGO reinventou alguns de seus espetáculos para as redes sociais: Deus é um Dj-Live, que foi exibido no instagram do Goethe-Institut Porto Alegre, Fauno On-line que foi apresentado pelo instagram da Aliança Francesa de Porto Alegre. Duas criações digitais foram desenvolvidas com os alunos do projeto pedagógico desenvolvido pelo grupo, SKAKESPEARE’S Retratos de Arte Digital #AInvençãodoHumano e QUE PALAVR4 SERÁ. 


Em 2021 o grupo foi selecionado para receber o patrocínio do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds  


O Fundo de Internacional de Ajuda para as organizações de cultura e educação, contemplou 216 projetos em 52 países diferentes, assim o GRUPOJOGO radicado na cidade de Porto Alegre pode desenvolver 16 episódios do Indica PodCast, um podcast de arte e cultura, um programa no Youtube intitulado Papo de Cena, onde o diretor Alexandre Dill conversa de forma descontraída com diretores do Brasil e da Alemanha. Além de desenvolver um site que documenta os 15 anos da trupe, trilhas sonoras, cenas curtas e espetáculos digitais na íntegra.