Música e cinema: o processo criativo do compositor | INDICA PODCAST com Mateus Alves | GRUPOJOGO
PENÚLTIMO EPISÓDIO!!!!!!!
Chegamos ao EP #24 do INDICA PODCAST pra falar sobre Música e Cinema e o processo criativo do compositor.
O papo de hoje é com Mateus Alves, um dos compositores da Trilha sonora de @bacuraufilme
@manumnzes conversou com o pernambucano Mateus Alves, que é graduado em música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre em composição pela Royal College of Music, Londres, Reino Unido - onde também estudou música para cinema. Desde 2013 Mateus vem trabalhando constantemente com trilhas sonoras para filmes pernambucanos. Recentemente concluiu, em parceria com Tomaz Alves Souza, a trilha sonora original do longa-metragem 'Bacurau', de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019.
Seu trabalho combina materiais da música popular do nordeste brasileiro com técnicas texturais de compositores como György Ligeti, passando por influências que vão de John e Alice Coltrane, Clóvis Pereira, Sarah Davachi e Ennio Morricone a Soft Machine, Bernard Herrmann, Mica Levi e Giacinto Scelsi.
#sejoga no Spotify ou no Youtube do @grupojogo e escuta o penúltimo episódio do INDICA PODCAST.
#indicapodcast #musicaecinema #trilhasonora #matheusalves #bacurau #cultura #arte #cinema #teatro #grupojogo13anos #penultimoepisodio
_____________________________________________________________
Deixe o seu Like
Siga a nossa página: https://www.youtube.com/user/grupojogo
Instagram: @grupojogo
E-mail: grupojogo@gmail.com
Incentive o teatro Brasileiro.
Fundado em 2007 pelo ator e diretor Alexandre Dill, pelo artista visual Bruno Salvaterra e pelo o bailarino Igor Pretto, o GRUPOJOGO de ExperimentAção Cênica, completou, em outubro de 2017, 10 anos de atividades ininterruptas e de um trabalho continuado em artes cênicas na cidade de Porto Alegre.
Em 2010 o grupo passou a integrar o Projeto Usina das Artes, coletivo de grupos e companhias de dança e teatro que, selecionados por edital público, residiam e desenvolviam suas atividades na Usina do Gasômetro.
Esse Projeto permitiu ao GRUPOJOGO firmar território na sala 309, ocupada até maio de 2017, e foi nesta sala/território que os artistas do grupo começaram a desenvolver uma investigação cênica afeiçoada e orientada pela comunhão entre Dança, Teatro e Artes Visuais, considerados processos de criação e produção inseparáveis.
A conexão entre Dança, Teatro e Artes Visuais estimulou e continua a estimular a reflexão e o debate a respeito da sociedade contemporânea e suas inúmeras particularidades e relações.
O GRUPOJOGO viabilizou, em 12 anos de trabalho, nove espetáculos – entre eles, Play-Beckett (2009), Fauno (2012), A Noite Árabe (2013), As Trevas Ridículas (2017), Tremor (2018) e Deus é um DJ (2019) – e 69 oficinas – das quais a Oficina de Criação e Montagem ganha destaque pela formação, muitas vezes continuada, de atores e atrizes, oferecendo ao público diversas apresentações, como A Classe Morta (2015), O Inspetor Geral (2016) e Die Hamletmaschine (2017) –, que investigam, colocam em evidência e discutem diferentes aspectos, conflitos, tensões e indagações humanas a partir de um olhar situado na contemporaneidade e atento às diversas realidades sociais.